quinta-feira, 18 de junho de 2009

Menininhas do Meu Coração

Imagem: Paulo Ferreira da Silva (Acervo pessoal)
Café-com-leite, Pingado e Leite em Pó. Gina, Jane e Binha. Menininhas do papai e das mamães. Reunidas para a foto, na frente de uma igreja de cidade do interior de Minas, quem será que estava se casando? Primavera de 65, olhares tímidos, calcinhas e perninhas à mostra, pirulitos nham-nham-nham, elas parecem olhar para o mundo à frente de seus olhinhos castanhos e azuis, o mundo que brotava das escadarias da Glória. Ele, o pai, atrás da câmera, captura, no instantâneo, perguntas irrespondidas, sombras de pensamentos infantis: por que ela não mora conosco? porque elas não brincam lá em casa? por que a avó dela não é nossa avó?
Elas têm cinco, três e dois anos, irmãs por ele. Ele diz que as mulheres são sua sina, seu pecado, tanto que fez três. Mais uma viria depois, mas isso é outra prosa. Ou verso...
Depois que ele se foi, Vinícius soa para mim com outros sentidos.


Valsa para uma menininha
Composição: Vinicius de Moraes / Toquinho
Menininha do meu coração
Eu só quero você
A três palmos do chão
Menininha, não cresça mais não
Fique pequenininha na minha canção
Senhorinha levada
Batendo palminha
Fingindo assustada
Do bicho-papão
Menininha, que graça é você
Uma coisinha assim
Começando a viver
Fique assim, meu amor
Sem crescer
Porque o mundo é ruim, é ruim
E você vai sofrer de repente
Uma desilusão
Porque a vida é somente
Teu bicho-papão
Fique assim, fique assim
Sempre assim
E se lembre de mim
Pelas coisas que eu dei
E também não se esqueça de mim
Quando você souber enfim
De tudo o que eu amei
 

3 comentários:

  1. Putz a enxaqueca ta me rachando a cuca
    mas daqui flui uma beleza ressonante e cristalina,
    espelhando tempos passados e vindouros
    eu entrei aqui com a nuca torta ,mas agora saio com contente ate encher o pote
    e o véio Paulo estaria tropego de orgulho cantando " que o trem de ferro chegou na estação parou lalalala"
    enquanto ele me arrumava pra escola,ele narrava situações vividas com a menina Binha,que não lhe saía do coração, nem do pensamento e nem das cantigas
    Grande beijo mana Blue e muito sucesso nessa fase blogueira e cronista
    carinho Mana Magenta

    ResponderExcluir
  2. Sapato boneca, meia soquete e vestido bem curtinho, essas meninas são fashion há quarenta anos! Delicado e lindo!

    ResponderExcluir
  3. uau. num post e num comment eu compreendo uma história inteira. cada mulher mais linda que a outra eu vou descobrindo nessa minha vida. abraaaaço pra você, dé"binha".

    ResponderExcluir

Manda ver!